Com apenas dois ingredientes (três, se contar o sal) e um bocadinho de apreço, você vai conquistar o sonho do ovo mexido majestático para aformosar seu café da manhã ou lanchinho da madrugada.
O segredo, consagradinhas e consagradinhos, mora em dois elementos:
2 ovos
1 colher de chá de manteiga (com ou sem sal, tanto faz)
Opcionais, a gosto, para salpicar depois:
Sal
Pimenta do reino, páprica, cebolinha, salsinha.
Em uma frigideira antiaderente média (em que caibam os dois ovos sem ultrapassar a altura de 2 cm, mais ou menos), coloque a manteiga. Tudo frio, nada de fogo ainda.
Quebre cada um dos ovos em um recipiente à parte (medida de segurança, caso um deles esteja ruim você não perde a receita toda) e transfira-os para a frigideira. Frio ainda.
Com a espátula de silicone mesmo, fure as gemas e dê uma misturada nos dois ovos. Não precisa ficar super homogêneo, vamos continuar mexendo a seguir. Tudo isso com o fogo desligado.
Agora sim, acenda o fogo da menor boca do seu fogão e deixe-o na regulagem mais baixa que tiver. Continue a mexer com a espátula.
Aos poucos, a manteiga vai derreter e se incorporar aos ovos, percebe? A mistura começa a engrossar. Estamos no caminho!
Mantenha os olhos na mistura e a espátula trabalhando. Ao menor sinal de que o creme está querendo “pegar” no fundo (ou seja, está cozinhando rápido demais), raspe e mexa e remexa com a espátula enquanto afasta a frigideira do fogo. E é nesse vaivém – é nesse vaivém – que a gente se dá bem, digo, que o nosso ovo mexido esplendoroso começa a tomar corpo.
O que a gente quer: gruminhos macios, envoltos pelo mais puro creme amarelo-resplandecente.
É importante saber a hora de parar, viu? Um pouco antes de chegar ao ponto, transfira a mistura para um prato. Eu sei, “um pouco antes de chegar ao ponto” é vago demais da conta. Acontece que o calor vai continuar a coagular o ovo que, com o tempo, pode não ficar mais tão cremoso. Aproveite para fazer experiências, testar a receita mais de uma vez, descobrir, arriscar, perder o medo do fogão-esse-lindo.
Se quiser, salpique sal e o tempero desejado. Meus preferidos: pimenta-do-reino moída na hora, cebolinha verde ou páprica.
Coma imediatamente, que ovo mexido – ainda mais este aqui, todo fulgurante – não atura tardança.
Fonte: dadivos